Foucault e a Justiça Pós-Penal
Críticas e propostas abolicionistas
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v13.1060Palavras-chave:
Abolicionismo penal., Michel Foucault, Criminologia críticaResumo
O presente texto tem por intuito resenhar criticamente o livro “Foucault e a Justiça Pós-Penal: críticas e propostas abolicionistas” de Clécio Lemos, de modo a ressaltar as contribuições foucaultianas para o abolicionismo penal. Assim, valendo-se do diálogo com autores que contribuíram para o desenvolvimento do abolicionismo penal enquanto teoria, a resenha apresenta a obra de Lemos, reafirmando a proposta do autor pelo necessário diálogo entre a criminologia e a filosofia. Objetivou-se, dessa forma, apresentar ao público a obra em debate através de uma perspectiva crítica e interdisciplinar, introduzindo o abolicionismo penal como teoria deslegitimante da pena e de suas finalidades tradicionais sob os enfoques da criminologia e da filosofia desenvolvida por Michel Foucault.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Germano Castanho, Mauricio Dal Castel (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.