Sobre a Revista

Fundada em 2010, a Revista Opinião Filosófica é um periódico de pesquisa acadêmica vinculado à Fundação Fênix. Publica pesquisas em Filosofia e em áreas interdisciplinares que contribuam para a reflexão contemporânea, bem como para o aperfeiçoamento do processo de pesquisa e a divulgação científica, tendo em vista a criação de redes de conhecimento entre instituições de pesquisa e comunidade acadêmica a serviço da sociedade.

Indexadores, Diretórios e Repositórios

LATINDEX

Elektronische Zeitschriftenbibliothek

Periodicidade

Fluxo contínuo.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos submetidos passam por uma avaliação inicial formal pela equipe editorial, que pode solicitar correções e complementos. Textos que não se enquadram no escopo da Revista, que não cumpram requisitos mandatórios ou que não sejam adequados dentro do prazo serão arquivados.

Constatada a admissibilidade da submissão, são solicitados dois pareceres de pessoas especializadas na temática, que servirão de subsídio aos editores, permanecendo com estes a decisão última. A publicação de trabalhos está condicionada ao cumprimento de suas recomendações. Na avaliação são levados em conta a originalidade do tratamento do tema, a consistência e o rigor da abordagem, sua contribuição e a linha temática da revista.

O sistema de revisão é duplo-cego: os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também os nomes dos autores perante os pareceristas.

Dos avaliadores espera-se que sejam objetivos em sua avaliação. Havendo algum conflito de interesse ou dificuldade em formular um juízo sem influência significativa de fatores externos, devem contatar os editores. Espera-se que indiquem literatura relevante, caso não tenha sido acolhida no texto.

O texto e demais informações disponibilizadas no processo de avaliação devem ser tratados com sigilo e não podem ser utilizados para outra finalidade.

Política de Acesso Livre

Este periódico proporciona acesso aberto a todo o seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso à pesquisa científica gera um maior intercâmbio global de conhecimento.

Política de Privacidade

Toda a informação pessoal recolhida por esta revista será usada exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizada para outras finalidades ou a terceiros.