Submissão

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

1. Disposições gerais

A revista Opinião Filosófica (ISSN 2178 -1176, WEBQUALIS A3) publica artigos, resenhas e traduções em fluxo contínuo, de acordo com as temáticas semestrais. A revista é semestral e recebe colaborações na área de Filosofia, segundo a temática (60%) do respectivo número ou Varia (40%). Todas as contribuições sugeridas serão submetidas à avaliação de pareceristas, ficando a aprovação ou não do texto sujeita a seu julgamento. Em cada número, há um limite de apenas 1 (um) trabalho submetido por autor (artigos em co-autoria serão analisados caso a caso). No caso de os avaliadores sugerirem modificações, a publicação estará a elas condicionada. Ao submeter a proposta, o(a) autor(a) declara que o texto é inédito e não foi submetido a outra publicação, assumindo responsabilidade pela exatidão dos dados apresentados e pelas opiniões nele contidas. Em caso de verificação de plágio ou de não ineditismo do material, a revista Opinião Filosófica se reserva o direito de desconsiderar a proposta.

2. Políticas de taxas para processamento de artigos

Este periódico não cobra taxas para processamento de artigos.

3. Política de privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para propósitos de publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

4. Normas de publicação

As submissões somente poderão ser feitas pela internet, no site da revista. Solicita-se aos autores que leiam todas as instruções abaixo antes iniciar o processo de submissão. Somente serão encaminhados aos avaliadores os manuscritos que estejam rigorosamente de acordo com as normas especificadas. Toda e qualquer submissão deve se orientar ainda pelas seguintes normas técnicas, sob pena de desconsideração da proposta.

4.1. Metadados

No momento da inserção dos metadados, deve haver uma versão do Resumo no idioma do texto e outra em inglês (Abstract), com até 300 palavras cada uma. O resumo deve ser composto de uma sequência corrente de frases concisas e não de uma enumeração de tópicos e apresentar-se em parágrafo único. O resumo deve conter o problema, objetivos, métodos, resultados e conclusões do artigo. O(a) autor(a) deve também fornecer de 3 a 5 palavras-chave no idioma do texto e em inglês. Ambas as versões devem ter exatamente o mesmo conteúdo. As palavras-chave devem ser separadas por pontos.

4.2. Originalidade e plágio

Ao submeter o manuscrito, os autores declaram que o trabalho não foi previamente publicado. Artigos suspeitos de plágio ou autoplágio serão excluídos da publicação.

4.3. Anonimato

A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo - incluindo dos metadados (ver propriedades do arquivo), de acordo com a política de revisão duplo-cega (blind peer-review) da revista.

4.4. Idiomas e linguagem

Os artigos podem ser redigidos em português, inglês, alemão, francês, italiano e espanhol. Os artigos devem ser escritos num estilo claro, simples e conciso.

4.5. Formatação

O corpo do texto deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, justificado e com deslocamento da primeira linha em 1,5 cm. Não utilizar linhas em brancos entre os parágrafos. As margens deverão ser de 2,5 cm (superior, inferior, esquerda e direita). Sem paginação. Os artigos devem ter entre 13 e 25 páginas.

4.6. Título

No documento do artigo, o título no idioma do artigo deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 16, espaçamento espaço simples e espaçamento antes e depois de 6 pts, justificado sem deslocamento. O título em inglês deve ser escrito em fonte Times New Roman, tamanho 14, espaçamento espaço simples e espaçamento antes e depois de 6 pts, justificado sem deslocamento. O documento do submetido não deve conter o nome e dados biográficos do autor.

4.7. Resumo

No documento do artigo, o resumo (no idioma original e em inglês) e suas palavras-chave (idem) devem ser escritos em fonte Times New Roman, tamanho 10, com espaçamento simples, justificado e sem deslocamento da primeira linha, precedido das expressões “Resumo:” e “Abstract:”. O resumo e as palavras-chave no documento do artigo devem ser exatamente iguais àqueles fornecido nos metadados no momento da submissão. Na linha imediatamente abaixo do resumo (sem linhas em brancos entre os parágrafos) devem figurar as palavras chave, precedidas da expressão “Palavras-chave:” (“Keywords:” em inglês) e separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.

4.8. Citações

Ao final da citação, entre parêntesis, deve constar a referência bibliográfica autor-data (ex.: HEGEL, 1995, p. 36). Citações documentais e/ou bibliográficas com mais de três linhas devem ser destacadas do texto com o seguinte formato: fonte Times New Roman, tamanho da fonte 10, espaço simples, alinhamento justificado, margem esquerda 4cm, sem deslocamento da primeira linha, espaçamento antes e depois de 6pts. No caso da utilização de edições críticas ou de autores clássicos, adota-se a convenção de citação academicamente aceita.

4.9. Notas de rodapé

Notas de rodapé deverão ser indicadas no corpo do texto por algarismo arábico em ordem crescente e listadas no rodapé da página (usando o respectivo recurso do software de edição de textos), com alinhamento justificado e espaçamento simples entre linhas. Notas de referência: embora o uso do sistema Autor-Data seja recomendado, a revista aceita também trabalhos que usem as notas de rodapé para referências bibliográficas. Nestes casos, a primeira citação de uma obra, em nota de rodapé, deve conter a sua referência completa, seguindo as orientações fornecidas abaixo para a bibliografia. Quando a mesma referência consta em duas ou mais notas de rodapé consecutivas, devem usar-se as expressões latinas idem ou id. (mesmo autor) e ibidem ou ibid. (mesma obra) (para mais detalhes, ver norma ABNT). Notas de rodapé explicativas: Se as notas contiverem referências bibliográficas, deverão ser observadas as mesmas regras seguidas no corpo do texto. Não utilizar linhas em branco entre as notas.

4.10. Subtítulos

No caso de o texto trazer subtítulos, eles devem ser escritos em fonte 14, em negrito, com alinhamento à esquerda, espaço simples e espaçamento antes e depois de 6 pts. Sem numeração.

4.11. Tabelas

As tabelas nunca são fechadas por linhas laterais verticais, devendo ter no mínimo três colunas indicadoras. São encabeçadas e citadas como tabela, com título autoexplicativo colocado acima da mesma. A formatação é a idêntica àquela do corpo do texto.

4.12. Resenhas

As resenhas devem se ajustar, obrigatoriamente, ao espaço entre 3 e 8 páginas, seguindo as normas acima descritas. As obras resenhadas não podem ter mais de dois anos de publicação, no caso de obras escritas originalmente em português, ou mais de cinco anos de publicação, no caso de obras originalmente publicadas em outro idioma.

4.13. Traduções

As traduções para a língua portuguesa apresentarão versões de obras e artigos de interesse acadêmico para as áreas da Revista. Elas deverão ter autorização do autor do original e/ou estar em domínio público.

4.14. Imagens, ilustrações e tabelas

O(a) autor(a) é responsável pela respectiva autorização de publicação da imagem. No corpo do texto deverão vir indicados os locais em que serão colocadas, bem como a respectiva legenda e referência.

4.15. Referências

Todas as referências citadas no texto e apenas estas, devem aparecer na lista de referências. As referências deverão ser formatadas a partir das mesmas regras do corpo do texto e concordar os modelos expostos pelos exemplos a seguir sem distinção entre fontes primárias e secundárias.

Livros

SOBRENOME, Nome. Título em itálico. Local de publicação: Editora, data.

Ex: BAVARESCO, Agemir. A teoria hegeliana da opinião pública. Porto Alegre: LP&M, 2001.

Textos em coletâneas

SOBRENOME, Nome. Título. In: SOBRENOME, Nome (Org.). Título do livro em itálico. Local de publicação: Editora, data. p. inicial-final.

Ex: BAVARESCO, Agemir. Estrutura processual da finitude na Lógica Hegeliana. In: FERREIRO, Héctor; HOFFMANN, Thomas Sören; BAVARESCO, Agemir (Org.). Los aportes del itinerario intelectual de Kant a Hegel: Comunicaciones del I Congreso Germano-Latinoamericano sobre la Filosofía de Hegel. Porto Alegre: Editora Fi, 2014, p. 201-220.

Artigos em periódicos

SOBRENOME, Nome. Título. Título do periódico em itálico, Local de publicação, volume, número, página inicial-página final, mês e ano da publicação.

Ex: BAVARESCO, Agemir. Epistemology of Social Networks, Public Opinion and Theory of Agenda. Canadian Social Science, v. 10, n. 1, p. 11–19, 2014.

Trabalhos acadêmicos

SOBRENOME, Nome. Título em itálico. Ano de depósito. Tese/Dissertação/Monografia/Trabalho de conclusão de curso (Nome do Curso) – Unidade onde foi defendida, Universidade, Local, ano de defesa.

Ex: MORAES, Luís Edmundo de Souza. Ein Volk, ein Reich, ein Führer! A seção brasileira do Partido Nazista e a Questão Nacional. 1996. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, 1996.

Artigos ou colunas de jornal

SOBRENOME, Nome. Título. Título do jornal, Local, data. Caderno, p.

Ex: NOBRE, Marcos. A confusão entre direita e esquerda. Valor Econômico, São Paulo, 29 fev. 2008. Caderno Eu&Fim de Semana, p. 16–18.

Filmes

TÍTULO: subtítulo. Diretor, produtor. Local: Produtora, data. Especificação do suporte em unidades físicas. Notas complementares.

REDS. Dir. Warren Beatty. Estados Unidos: Paramount, 1981. DVD. 188 min.

Iconografia

SOBRENOME, Nome. Título. Data. Características físicas (especificações do suporte, indicação de cor, dimensões, local). Se o documento estiver em forma impressa ou meio eletrônico, acrescentam-se os dados da publicação (local, editora, data) ou endereço eletrônico.

Ex: BOTTICELLI, Sandro. Primavera. 1481-2. Têmpera sobre madeira, 203 x 314, Galleria degli Uffizi, Florença.

Documentos eletrônicos

Para documentos em suporte eletrônico são necessárias, ainda, as informações sobre o endereço eletrônico:

Ex: ACCARDO, Alain. A estranha ética dos jornalistas. In: Le Monde Diplomatique, jan. 2003. Disponível em: http://www.diplo.com.br/aberto/0005/24.htm.

Condições para submissão

Todas as submissões devem atender aos seguintes requisitos.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.