1º Capítulo
A Quantidade Específica Grupo de Recife
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v15n3.1184Palavras-chave:
Hegel , Ciência da Lógica. Filosofia Primeira. Hegel, QuantidadeResumo
.O primeiro capítulo, "A Quantidade Específica", da Doutrina do Ser em Hegel, faz parte da Ciência da Lógica e trata da segunda categoria fundamental da lógica, após a Qualidade. Aqui, Hegel explora como a quantidade surge como uma determinação do ser que mantém uma conexão com a qualidade, mas que, ao mesmo tempo, assume uma forma mais indiferente e contínua. A quantidade é analisada em termos de suas formas específicas, como quantidade discreta e quantidade contínua, e é vista como a síntese dialética de ser e qualidade. Ela difere da qualidade na medida em que permite a variabilidade sem alterar imediatamente a essência de uma coisa. No entanto, Hegel argumenta que a mudança quantitativa, ao atingir certo ponto, pode levar à transformação qualitativa — uma tese que ele desenvolve posteriormente na dialética. Neste capítulo, Hegel investiga a transição da quantidade pura para a quantidade determinada ou quantidade específica, apontando que a quantidade, por si só, não é completamente indiferente à qualidade, pois a medida — que será discutida mais tarde — reconcilia ambas. Essa reflexão se insere em sua lógica do ser, onde cada categoria se desenvolve de maneira dialética, superando suas limitações internas e dando origem a novas categorias. Em resumo, o capítulo estabelece a base para o entendimento de como as variações quantitativas, ao se tornarem suficientemente grandes, podem gerar transformações qualitativas, preparando o terreno para uma discussão mais ampla sobre a relação entre quantidade, qualidade e medida no sistema hegeliano.
Referências
COSTA, A. C. R.; BAVARESCO, A.; ORSINI, F. As Observações sobre a Quantidade e a Medida na Doutrina do Ser de Hegel. Considerações histórico-críticas. Opinião Filosófica, vol. 8, n. 2, 2017.
COSTA, Danilo Vaz-Curado R. M. In: 8º Leituras da Lógica de HEGEL, 23/05/2024.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PCovCl3NKpY
HEGEL, G. W. F. Ciência da Lógica. A doutrina do Ser. Trad. Christian G. Iber et all. Editora Vozes: Petrópolis, 2016.
HEGEL, G.W.F. Enciclopédia das Ciências Filosóficas em Compêndio. Tradução de Paulo Meneses, com a colaboração de José Machado. São Paulo: Loyola, 1995. Vol. I.
HÖSLE, Vittorio. O sistema de Hegel. O idealismo da subjetividade e o problema da intersubjetividade. Trad. Celiomar Pinto de Lima. Edições Loyola: São Paulo, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Danilo Vaz Curado Ribeiro de Menezes Costa (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.