As Observações sobre a Quantidade e a Medida na Doutrina do Ser de Hegel. Considerações histórico-críticas
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v8i2.814Resumo
Este artigo traz comentários a algumas das Observações sobre a matemática e as ciências que Hegel introduziu na Doutrina do Ser (1832) de sua Ciência da Lógica. Enfatiza-se a necessidade de que a leitura de tais Observações seja feita sob a luz da história da ciência, colocando a Ciência da Lógica no contexto do particular estágio de desenvolvimento em que a matemática e as demais ciências se encontravam. Mostramos que, com essa perspectiva histórico-crítica, os pontos positivos e negativos das Observações de Hegel se evidenciam com bastante clareza.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.