A contribuição do estoicismo no enfrentamento das angústias existenciais no mundo contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v12.977

Palavras-chave:

estoicismo, ética, contemporaneidade

Resumo

Considerando a importância do estoicismo para a Filosofia Ocidental, o presente artigo se propõe a analisar como o pensamento ético estoico pode contribuir para o enfrentamento das angústias existenciais humanas e para a busca do viver bem no contexto de mundo do século XXI. O presente estudo se desenvolve através da análise de obras referenciais da filosofia estoica, bem como artigos científicos publicados em periódicos renomados. Para tanto, em um primeiro momento, realiza um breve apanhado histórico acerca do estoicismo, com o objetivo de viabilizar a compreensão do seu contexto de surgimento, desenvolvimento e principais características. Em seguida, o presente trabalho aborda conceitos específicos da ética estoica clássica, buscando perceber a conotação prática do pensamento em estudo. Por fim, analisa como a filosofia estoica contribui para o enfrentamento da angústia existencial humana e para a busca do viver bem no mundo contemporâneo.

Biografia do Autor

  • Rafael Silva Verdival dos Santos, Universidade Católica do Salvador

    Mestrando em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UcSal). Pós-Graduado em Filosofia e Autoconhecimento: uso pessoal e profissional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pesquisador do Grupo JUSBIOMED – Direito, Bioética e Medicina.

     

Downloads

Publicado

2021-08-05

Edição

Seção

Varia

Como Citar

A contribuição do estoicismo no enfrentamento das angústias existenciais no mundo contemporâneo. (2021). Revista Opinião Filosófica, 12, 1-18. https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v12.977