Guerra contra as mulheres
uma análise feminista da violência sobre a precarização de mulheres e os efeitos da pandemia
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v11.984Palavras-chave:
War against women, gender violence, COVID-19, neoliberalismResumo
O presente artigo propõe analisar a violência de gênero no Brasil a partir do conceito de guerra contra as mulheres, cujo objetivo está em compreender as violências machistas que se materializam nos corpos das mulheres intrinsecamente ligadas a violências políticas, econômicas, laborais, institucionais. A luz do neoliberalismo, que produz novas subjetividades, precariedade e explorações, e da crise sanitária decorrente da pandemia do vírus Covid-19, constata-se que as mulheres são as primeiras a sentir os impactos do vírus e os casos de incremento explícito dos índices de violência doméstica expõem a interconexão de violências, a qual precisa tornar elemento analítico sobre a condição de vida atual e as estratégias de resistência aos processos incisivos de precarização.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.