SOUZA, Ricardo Timm de. Ética do escrever: Kafka, Derrida e a literatura como crítica da violência
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v11.989Resumo
Natural de Farroupilha, RS, em 1962, o autor possui graduação (entre outras) em Instrumentos pela UFRGS 1980-1984 - inconclusa - incluindo formação de Disciplinas e workshops nas áreas de Composição e Regência no Brasil e exterior. Graduado em Estudos Sociais (1985), em Filosofia/Bacharelado e Licenciatura e mestre em Filosofia – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991). Doutor em Filosofia pela Albert-Ludwigs-Universitaet Freiburg (Alemanha, 1994), pela Albert-Ludwigs-Universität Freiburg (Alemanha, 1994, com a tese (Wenn das Unendliche in die Welt des Subjekts und der Geschichte einfällt - ein metaphänomenologischer Versuch über das ethische Unendliche bei Emmanuel Levinas), tendo posteriormente realizado, entre outras, pesquisas em Amsterdam (Holanda), Leuwen (Bélgica), Freiburg (Alemanha) e Kassel (Alemanha). É Professor Titular da Escola de Humanidades da PUCRS e tradutor de Franz Rosenzweig ao português. É autor de vinte e seis livros e cerca de duzentos capítulos, artigos, traduções e obras organizadas, sendo membro de sociedades científicas nacionais e internacionais e parecerista de órgãos brasileiros e estrangeiros de fomento à pesquisa. Membro-fundador do Centro Brasileiro de Estudos sobre o Pensamento de E. Levinas, da Sociedade Brasileira de Fenomenologia e da Internationale-Rosenzweig-Gesellschaft, entre outras instituições. É docente e pesquisador[1] dos Programas de Pós-graduação em Filosofia e Letras (Escrita Criativa) da PUCRS.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.