v. 14 n. 1 (2023) Dossiê - Astrofilosofia e a “nova Era espacial” a partir da Astrobiologia moderna
A despeito de qualquer evidência de que existe vida extraterrestre, a Tradição de Pesquisa de busca por vida extraterrestre vem cada vez mais ganhando notoriedade através do campo da Astrobiologia moderna. Obviamente, esse programa de pesquisa não está isento de questões políticas, desafios morais, éticos e filosóficos. Quem define e quem é atendido pela forma como os objetivos de expansão e exploração do espaço estão se desenvolvendo e são determinados? Quem se beneficia e como? Os gastos a partir de recursos financeiros públicos para busca de vida extraterrestre são justificáveis?
Com o objetivo de provocar o diálogo e a reflexão sobre a “nova Era Espacial” a relacionados à busca por vida fora da Terra a partir das missões em Marte, nas luas Europa, Encélado, Titã, além de pesquisas com exoplanetas e programas como SETI e METI, a Revista Opinião Filosófica se propõe a promover este Dossiê com publicações científicas e interdisciplinares. Nesse sentido cabem diversos questionamentos: Como a Filosofia se relaciona com esse campo moderno da ciência denominado Astrobiologia? A vida na Terra é o padrão ou uma exceção no Universo? Como nossa moral e ética se aplicam aos mundos desabitados e quais seriam nossas responsabilidades sobre eles?
Além disso, se a vida extraterrestre inteligente realmente existir e tiver interesse em se comunicar, isso possibilitará a chegarmos mais próximo de uma “ciência universal”? Afinal, o que seria ciência para esses habitantes de outros mundos? Como uma descoberta de vida extraterrestre - inteligente ou não - impactaria nossa sociedade?
Esta chamada atual para o Dossiê intitulado “Astrofilosofia e a “nova Era espacial” a partir da Astrobiologia moderna” corrobora enquanto um convite aos(às) pesquisadores(as), professores(as), estudantes a suscitarem suas pesquisas para composição desta seção temática, tendo por base os seguintes eixos, mas não estando limitados apenas esses temas:
- Exoplanetas e a pluralidade dos mundos
- Origem, evolução e a distribuição da vida no Universo
- Extremófilos
- Vida na Terra e mudanças climáticas
- Os desafios éticos de missões e exploração espacial
- Dilemas éticos sobre a exploração e colonização de Marte
- Transhumanismo, bioconservadorismo e os futuros desafios morais e éticos
- Projetos SETI e METI
- Aspectos gerais sobre projetos e pesquisas sobre Proteção Planetária.
Editor Convidado: Prof. Dr. Bruno Leonardo do Nascimento-Dias (UFPR – Museu Nacional do Rio de Janeiro).