2º Capítulo

A medida real, Item A

Autores/as

  • Marly Carvalho Soares Universidade Estadual do Ceará Autor https://orcid.org/0009-0002-6198-6179
  • Marcelo Igor da Silva e Souza Universidade Federal do Ceará Autor
  • Francisco de Assis Sobrinho Universidade Federal do Ceará Autor

DOI:

https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v15n3.1185

Palabras clave:

Relação, Medidas, Dialética

Resumen

O segundo capítulo da Doutrina do Ser de Hegel, no item A, intitulado "A Medida Real", explora a relação entre quantidade e qualidade por meio do conceito de medida. Aqui, Hegel avança na dialética entre essas duas categorias, argumentando que a medida é a unidade concreta de quantidade e qualidade, onde uma não pode ser entendida isoladamente da outra. Hegel define medida como a determinação do ser em que a quantidade e a qualidade estão inseparavelmente ligadas. Isso significa que a qualidade de algo só pode ser mantida dentro de certos limites quantitativos; ultrapassando esses limites, ocorre uma mudança qualitativa. Ele usa a ideia de medida real para descrever situações em que a variação quantitativa atinge um ponto crítico e gera uma transformação essencial na qualidade do objeto ou fenômeno. Neste item, Hegel examina o processo dialético em que a quantidade e a qualidade se determinam mutuamente através da medida, o que implica que a estrutura de ser não é estática, mas está sujeita a constantes transformações. A medida real não é uma simples abstração, mas está presente em fenômenos concretos e expressa a necessidade de uma inter-relação dinâmica entre as duas categorias. O conceito de medida, assim, é essencial para entender a lógica do ser, pois ele explica como ocorrem mudanças fundamentais na realidade quando certos limites quantitativos são excedidos, resultando em uma nova qualidade.

Biografía del autor/a

  • Marly Carvalho Soares, Universidade Estadual do Ceará

    Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Fortaleza (1978), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1982)com especialização em Administração Escolar, graduação em Teologia pelo Instituto de Ciências Religiosas (1979), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana. Roma (1993) e Pós Doutorado na PUC- S. Paulo com estágio no Instituto Eric Weil, Universidade Charles de Gaulle, Lille 3. França (2013). Professora titular da Universidade Estadual do Ceará. Líder dos Grupos e Laboratórios de Pesquisa: Ética e Direitos Humanos e Um Olhar interdisciplinar sobre a Subjetividade Humana. Membro efetivo do GT Hegel ANPOF. Área de atuação: Ética, Filosofia Política, Filosofia do Direito, História da Filosofia Moderna e Contemporânea e filosofia brasileira. (Texto informado pelo autor)

  • Marcelo Igor da Silva e Souza, Universidade Federal do Ceará

    Graduado em Filosofia- licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduado em História- licenciatura pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Graduado em Pedagogia- licenciatura pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Especialista em Gestão Escolar - Centro Universitário de Pós-Graduação Ateneu (UNIATENEU). Especialista em Alfabetização e Multiletramentos (UECE). Mestre em Filosofia - Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutorando em Filosofia - Universidade Federal do Ceará (UFC). Diretor Escolar da EMTI Francisco Sá.

  • Francisco de Assis Sobrinho, Universidade Federal do Ceará

    Possuo graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (1999), Brasil. Especialização em Ensino de História pela Faculdade Farias Brito - FFB, Ceará. Mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará. Atuo na área da educação como professor do ensino médio da rede estadual de ensino do Estado do Ceará, lecionando as disciplinas de Filosofia e História (Texto informado pelo autor)

Referencias

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Trad. Alfredo Bosi. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

HEGEL, G. W. F. Ciência da Lógica - Doutrina do Ser. Petrópolis: Vozes, 2016.

HEGEL, G.W.F. Enciclopédia das Ciências Filosóficas em Compêndio. Tradução de Paulo Meneses, com a colaboração de José Machado. São Paulo: Loyola, 1995. Vol. I.

SOARES, Marly; IGOR, Marcelo; SOBRINHO, Francisco de Assis. In: 8º Leituras da Lógica de Hegel 23/05/2024. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=F58xde-Skyg

UTZ, Konrad. O Método Dialético em Hegel. Veritas, Volume 50, n° 1. Porto Alegre:, março de 2005, p. 165-185.

Publicado

2024-11-04

Cómo citar

2º Capítulo: A medida real, Item A. (2024). Revista Opinião Filosófica, 15(3), 1-8. https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v15n3.1185