O Pensar Reflexivo Como Objetivo do Processo Educativo na Perspectiva de John Dewey
Resumen
A presente pesquisa tem como objetivo apresentar a concepção de pensamento reflexivo na perspectiva do filósofo, pedagogo e psicólogo estadunidense John Dewey, e porque a reflexão deve se tornar o objetivo da educação. Neste sentido, o discente deve ser capaz de pensar de forma ordenada diante de algo que lhe causa perplexidade ou dúvida, passando de um conhecimento superficial, puramente empírico, para um conhecimento mais elaborado, investigativo, científico. Nessa transição o professor, que não é mais o centro do processo educativo, tem o papel de mediador e incentivador à pesquisa e à reflexão. A educação deve estar ligada à vida e à experiência, porque estando baseada em algo concreto, no contexto existencial do sujeito, fará com que ele tenha mais interesse pelo processo educativo. É objetivo da educação fazer com que o sujeito seja capaz de utilizar os conhecimentos adquiridos para desenvolver habilidades para a resolução de problemas, sendo capaz de estabelecer ligações e continuidades entre as ideias oriundas do pensar.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.