Traços da Dialética no Silogismo Recepcionado pela Ciência da Lógica de Hegel
Resumen
O tema do silogismo sempre desafiou os filósofos e matemáticos. Através de seus estudos Aristóteles passou a ser uma referência no silogismo do entendimento. Seu interesse foi investigar como o silogismo categórico poderia responder as várias ciências através das premissas do conhecimento científico. O silogismo recebe um da um tratamento matematizado, apodíaco e quantitativo com uma abstração da qualidade. O Artigo faz uma reflexão sobre a dialética que envolveu o silogismo até ser recepcionado por Hegel na ciência da lógica. Para Hegel o silogismo deve permitir responder e provar uma conclusão pelo conhecimento, não mediada pela ciência, seu conteúdo deve ser determinado pelo conceito e não o conteúdo pelo empírico.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.