Para Além do Poder Soberano: a Lei Enquanto Dispositivo do Poder Disciplinar
Resumo
Seria modelo da Lei o melhor esquema para compreender o funcionamento das relações de dominação e de suas implicações? Não haveria uma outra mecânica que, funcionando de modo quase invisível, acabaria por se mostrar mais eficiente na garantia dos efeitos desejados? São esses problemas que serão abordados no presente trabalho. Seguindo a trilha aberta pelas análises de Michel Foucault, esse artigo buscará apontar as características e as limitações de uma leitura dos mecanismos de dominação essencialmente sob a sombra da Lei, para, em seguida, apresentar a alternativa oferecida pelo filósofo francês e, por fim, esboçar o papel que cabe às leis em um contexto de uma sociedade disciplinarizada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.