Reorientando a teoria crítica para a práxis em tempos de crise
DOI:
https://doi.org/10.36592/opiniaofilosofica.v11.967Palavras-chave:
política, filosofia, criminologia, foucault, teoria críticaResumo
Nos dias 22 e 29 de abril de 2019, Clécio Lemos entrevistou Bernard E. Harcourt na Columbia University, situada na cidade de Nova York (EUA). A entrevista aborda o percurso científico do professor norte-americano, passando por grandes temas relacionados principalmente a filosofia política e criminologia. Em suas respostas, Harcourt trata de debates teóricos (tais como a famosa disputa Marx vs. Foucault), bem como aborda questões atuais como governo Trump e a ascensão internacional dos novos governos de direita. Ao fim, aponta a necessidade da construção de uma teoria crítica voltada para a práxis, uma teoria crítica que se preocupe em formular propostas para a transformação política em tempos de crise.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte.
Os artigos publicados na Revista Opinião Filosófica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.